Sobe para 17 os casos confirmados de intoxicação por metanol no país; duas suspeitas são investigadas no RS

Sobe para 17 os casos confirmados de intoxicação por metanol no país; duas suspeitas são investigadas no RS

Foto: Robson Valverde / SES-SC / Agência Brasil

O Ministério da Saúde confirmou, na noite de segunda-feira (6), que já recebeu 217 notificações de intoxicação por metanol associadas ao consumo de bebidas alcoólicas adulteradas em todo o país. Do total, 17 casos foram confirmados e 200 seguem em investigação.

+ Receba as principais notícias de Santa Maria e região no seu WhatsApp


No Rio Grande do Sul, há duas suspeitas em investigação, ambas em Porto Alegre. A possível ocorrência que chegou a ser monitorada em Santa Maria foi descartada, segundo confirmou a superintendente de Vigilância em Saúde do município, Cecília Pedro, em entrevista ao Bom Dia Cidade, da Rádio CDN.

O boletim nacional mostra que São Paulo concentra 82,49% das notificações, com 15 casos confirmados e 164 em análise. O Paraná teve dois casos confirmados e outros quatro sob investigação. Há ainda notificações em 12 estados, incluindo Acre, Ceará, Espírito Santo, Goiás, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio de Janeiro, Rondônia e o próprio Rio Grande do Sul.

Em relação às mortes, duas já foram confirmadas em São Paulo, e 12 seguem em investigação — sendo seis em São Paulo, três em Pernambuco, um no Mato Grosso do Sul, um na Paraíba e um no Ceará.


Laboratórios e estrutura para diagnóstico

O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, afirmou em entrevista coletiva que o governo federal vai apoiar o Estado de São Paulo e outros locais com duas unidades de referência para exames de confirmação: uma na Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e outra na Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz).

A Unicamp, por meio do Centro de Informação e Assistência Toxicológica (Ciatox), tem capacidade para realizar cerca de 190 exames por dia e poderá receber amostras de outros estados.

– Esses exames podem ajudar a resolver dúvidas sobre casos confirmados, principalmente em São Paulo, onde há uma brutal concentração dos registros – destacou Padilha.


Estoque de antídotos

Para reforçar o tratamento dos casos suspeitos, o Ministério da Saúde anunciou a aquisição de 12 mil ampolas de etanol farmacêutico e 2,5 mil unidades do medicamento fomepizol, que age como antídoto contra intoxicação por metanol. O lote deve chegar ainda nesta semana e será distribuído a centros de referência estaduais do SUS.

Os dois medicamentos só podem ser utilizados com prescrição e monitoramento médico. Segundo o ministério, a notificação precoce de suspeitas é essencial, e o tratamento não deve aguardar a confirmação laboratorial.


Resumo dos casos de intoxicação por metanol

  • Total de notificações: 217
  • Casos confirmados: 17
  • Em investigação: 200
  • Mortes confirmadas: 2
  • Mortes em investigação: 12
  • Estados com notificações: 14
  • Casos suspeitos no RS: 2 (ambos em Porto Alegre)


*Com informações de Agência Brasil

Jovem sofre tentativa de homicídio em parada de ônibus na Faixa Nova de Camobi Anterior

Jovem sofre tentativa de homicídio em parada de ônibus na Faixa Nova de Camobi

Servidor da prefeitura de Rosário do Sul é morto em casa de apoio durante viagem a trabalho em Ijuí Próximo

Servidor da prefeitura de Rosário do Sul é morto em casa de apoio durante viagem a trabalho em Ijuí

Plantão
Logo tv diário
Logo rádio diário

AO VIVO

ASSISTA AGORA
MAIS BEI